Quinta-feira, 2 de Agosto de 2007

É Dreda Ser Angolano..."Mambo Tipo Documentário"

"Heueh! Tudo começou com o disco "Ngonguenhação" do Conjunto Ngonguenha. Recebemos um cd no correio vindo da Matarroa. Escutámos ele e começámos a ver Luanda, a abanar as ancas com os bitis, a mandar gargalhada com as historinhas e, de vez em quando, levando aquele murro no estômago. Tocou duas vezes seguidas no leitor e hoje em dia já nem toca. Está gasto. Logo no momento sentimos que era dos melhores discos que já tínhamos ouvido e que, mais do que boa música, era um documento que retratava Angola. E Angola precisa de ser retratada e mostrada ao mundo. Descobrimos também que um dos elementos do conjunto era nosso familiar e, foi a partir daí que, assumimos a missão (humildementi, claro) de mostrá-lo ao maior número de pessoas possivel. Toda a malta a quem mostrámos o disco gostou muito, mas todos diziam não perceber tudo o que era retratado. Novo desafio: "Vamos ilustrá-lo com um video... Melhor ainda, com um monte de imagens. Mambo estilo documentário." Pedimos uma camera emprestada ao César e o Luaty foi a Luanda filmar tudo o que conseguisse em 12 cassetes que comprámos em promoção. Editámos tudinho num portátil, cagámos uma historinha, juntámos a malta da Uhu e temos uma conspiração : ) Vamos tentar finalizar o mambo até ao Outono. Nesse mês de Julho decidimos aproveitar a reunião do Conjunto no África Festival em Lisboa, para promover esta nossa ideia com uma banda sonora que editámos e distribuimos nessa noite no S.Jorge. Esse cd reúne artistas do conjunto, familiares e amigos, tudo artistas que admiramos. Está disponivel na Radio Fazuma. Vais espreitando que vai tendo novidade aqui ou no Já. Nice? Vem aí (Realaxadamente)o "É Dreda Ser Angolano" : ) Família Fazuma"


www.myspace.com/edredaserangolano

"Tudo começou com uma conversa no mensageiro entre Toni Fazuma e o Ikonoklasta, na altura em que saiu o disco. A ideia era só ir a Luanda filmar umas coisas para um vídeo, mas rapidamente começámos a conspirar:

- Hi catano Ikono. A malta devia era documentar devidamente essas letras do vosso disco para mostrar Luanda a quem não conhece. Assim sem grandes macas, né?

- Isso é muito forte. Toni. Vou já contactar o resto do conjunto a fim de averiguar as possibilidades de concretizar devidamente esse projecto. Engraçado, porque o disco também foi assim uma coisa que cresceu de repente... "(1)
 
Ikonoklasta - A Nossa Costelinha Nómada
Conjunto Ngonguenha - ...Dreada ser Angolano
publicado por Ridwan às 23:40
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

.Feeds

  Subscribe in a reader

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

.arquivos

. Abril 2009

. Março 2009

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.links

.tags

. todas as tags

Creative Commons License
.