Sábado, 15 de Dezembro de 2007

Azevedo Silva #2

Fazes parte da Lástima, a nova netlabel portuguesa, que defende a 'música livre'. Defendes a mesma posição?

Acho que é assim que a música deve ser. Penso que quando isso acontece, assistimos a algo bonito. Confesso que para muitos é difícil perceber o motivo e mesmo seguir esse tipo de pensamento. Agora, há uma ideia pura por trás disto: eu gosto de música, faço-o por paixão e o objectivo é partilhá-la. Não há como enganar: se esse é o meu objectivo, tenho de mostrá-la gratuitamente. No meu caso, e tendo a hipótese de gravá-la de uma maneira gratuita, ainda mais se justifica que não peça nada em troca às pessoas. Só quero que a oiçam e que a partilhem com os amigos. No entanto, há uma maneira de compensar os artistas que se sentem atraídos por este ideal: é aparecer nos concertos. Para além de créditos de motivação, com uma quantia simbólica, através do pagamento de uma entrada ou da compra de um disco, conseguem compensar as viagens, por exemplo.

Qual a tua posição em relação aos downloads ilegais? Para onde achas que caminha a indústria musical? A sobrevivência dos artistas passará pelos concertos?

Como disse, muitos artistas já resolvem alguns problemas financeiros através dos concertos. E penso que esse deveria ser o caminho, mesmo não tendo a certeza do poderio cultural e financeiro de Portugal para 'patrocinar' algo do género. Partilhar a música e fazer o dinheiro nos concertos, consoante o interesse que cada banda desperta. Os downloads ilegais são um dos catalisadores do sucesso de algumas bandas. Por isso, penso que acabam por ser um mal necessário para algumas. O problema maior é da indústria, que não faz tanto dinheiro e não pode editar tantas bandas, segundo a própria. Mas acho que cada vez mais caminhamos para o que a Lástima e outras editoras vão fazendo. Parece-me que o formato CD vai desaparecer e que o mp3 dominará. O preço das músicas será inferior e penso que pouca gente voltará a comprar um disco inteiro. Penso que mais facilmente comprarão a música x ou y da banda que gostam.
«Um passo de cada vez, uma viagem para ser apreciada lentamente»



publicado por Ridwan às 19:17
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

.Feeds

  Subscribe in a reader

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

.arquivos

. Abril 2009

. Março 2009

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.links

.tags

. todas as tags

Creative Commons License
.